Beneficios do Mergulho

O mergulho é conhecido como um esporte muito agradável e com doses de adrenalina, no entanto a maioria não sabe que o mergulho com cilindro tem muitos benefícios para a saúde.
Se liga nos 5 principais:
1 – Respiração: Porque ela está completamente ligada à saúde dos pulmões, do coração, das células e até do cérebro. A respiração no mergulho ainda eleva a quantidade de antioxidantes, responsáveis por retardar consideravelmente o envelhecimento das células. Fora isso, a respiração estável diminui o risco de lesão pulmonar e ajuda a evitar doenças respiratórias, como a asma, por exemplo.

2 – Pressão arterial: com a frequência de mergulhos, o nosso ritmo cardíaco reduz, bem como a nossa pressão arterial. A técnica de respiração lenta e profunda que nós aprendemos a fazer durante nosso curso de mergulho pode ajudar a baixar a pressão arterial e mantê-lo calmo durante todo o mergulho. Além desse processo reduzir a frequência cardíaca, mantendo você mais calmo e relaxado, ele ainda melhora a circulação sanguínea, o que é excelente para o bom funcionamento do sistema nervoso.

3 – Vitamina D: A “vitamina D” é mais que uma vitamina. Hoje ela é considerada um hormônio que atua na saúde óssea, crescimento, imunidade, musculatura, metabolismo e em vários órgãos e sistemas, como o cardiovascular e o sistema nervoso central. Mergulhos em dias ensolarados tem efeito medicinal em nosso corpo.

4 – Meditação: Quando mergulhamos necessitamos fazer ciclos de respiração calmos e profundos, oxigenando bem o cérebro e todo nosso corpo. Esse tipo de respiração se assemelha muito muito às indicadas na meditação, pois desacelera e induz um estado de calma e relaxamento, como se tudo o que está acontecendo na superfície fica “pausado”, dando ao corpo descanso e trazendo de volta o equilíbrio natural.

5 – Exercício Físico: O mergulho é um excelente exercício físico. Os movimentos trabalham toda a musculatura do corpo, em especial por conta da resistência da água, que faz com que a atividade seja muito mais intensa do que aquelas realizadas fora dela. Ele também é muito bom para o aumento da força, flexibilidade e resistência física.